Atração de talentos: saiba como conquistar para a sua empresa

A atração de talentos para a sua empresa impacta em sua competitividade no mercado? Qualquer empresa que deseja competir no mercado precisa contar com uma equipe bem montada de profissionais. Tudo isso se deve ao fato de que o mundo tornou-se cada vez mais dinâmico e é importante acompanhar as mudanças.

Nesse sentido, não apenas a qualificação, como também a experiência é de suma importância no momento de escolher um bom profissional. Vale a pena ressaltar que outros fatores como a capacidade de trabalhar em equipe e lidar com situações não previstas precisam ser levados em consideração.

O que é a atração de talentos?

Talento em sua definição é a reunião de várias competências necessárias para a função a ser desempenhada no negócio em que atua. Bons talentos são fundamentais para o desempenho ideal de uma empresa e muitas vezes caracterizam-se como os responsáveis pelo sucesso de uma empresa.

Logo, cabe à empresa criar estratégias que atraiam talentos e nos casos onde uma equipe já está formada, o ideal é sempre criar mecanismos que recompensem para manter seu ”capital humano”.

Atrair talentos vai além de ter bons profissionais trabalhando em seu negócio. É preciso engajamento, dedicação e foco para ser um profissional talentoso. Por isso, as empresas precisam dedicar um investimento satisfatório aos seus colaboradores.

Mais importante que atrair excelentes colaboradores, é mantê-los trabalhando com você. Em decorrência disso, é imprescindível realizar pesquisas de satisfação e estar atento às necessidades da sua equipe.

Importância da atração de talentos

Para atrair talentos é preciso compreender a dinâmica interna da própria empresa. Antes de mais nada, deve-se reconhecer a importância do setor de RH para o engajamento do seu negócio.

Afinal, são eles quem ficarão responsáveis pela captação do restante dos seus funcionários. Sendo assim, seus colaboradores de RH devem reconhecer a importância de selecionar funcionários que trabalhem bem em equipe e a responsabilidade da empresa quanto a isso.

É dever do RH estar atento ao perfil dos candidatos às vagas. Pois, serão eles que farão parte da empresa. Logo, é necessário haver um alinhamento entre as propostas da empresa e o perfil do candidato a ocupar a vaga.

Em outras palavras, o clima organizacional só será garantido se houver alinhamento direto entre o trabalhador e o serviço a ser realizado. Para tanto, o RH deve realizar uma seletiva adequada.

Outro ponto a ser revisado, são as expectativas do candidato quanto a vaga. É preciso que o indivíduo tenha conhecimento dos seus benefícios e salário. Pois, serão esses fatores que mais atrairão talentos para a sua empresa.

Nesse sentido, se sua equipe encontra-se desfalcada, o rendimento será prejudicado. Os lucros então não serão altos como poderiam ser se contasse com um profissional qualificado para o cargo.

Um processo de atração é aquele em que o RH consegue escolher não o profissional com melhor currículo ou mais experiência. Mas sim, o mais engajado e que possui mais características em comum com o cargo a ser preenchido.

Efeitos negativos de uma má atração de talentos

atracao de talentos atracao de talentos rh

Se o processo de captação de talentos ocorre de maneira falha, grandes problemas podem surgir! Como já mencionado, o processo de atração de talentos é fundamental para uma empresa ter sucesso.

No caso onde ocorre a contratação de um profissional não alinhado ao cargo, é certo que alguns problemas virão pela frente. Alguns exemplos deles são a demora para adaptar esse indivíduo a sua função, o não alcance de metas e o trabalho em equipe sem harmonia.

Por isso, na hora de ocupar uma vaga muitos fatores fazem toda a diferença. Para você saber mais acesse o link e entenda algumas consequências desse erro.

Se você trabalha no RH precisa imaginar que contratar alguém que não está apto para aquele cargo é como posicionar uma peça errada em um tabuleiro de xadrez. Ou seja, em algum momento essa peça não fará sentido e precisará ser removida para que o jogo flua. Levando então a um prejuízo de tempo e lucros.

Assim, quando o assunto é a sua empresa, os clientes são as peças chaves para que ela permaneça ativa no ramo. E um mau funcionário pode gerar a perda de consumidores fiéis e um prejuízo financeiro como consequência.

Aumento de custos em contratação

Para contratar um funcionário é preciso investir capital. E o ideal é que esses valores valham a pena. Logo, como o RH é a porta de entrada de outros funcionários é ainda mais importante que sua equipe esteja efetivamente bem montada.

Para tanto, é preciso ter em mente que demitir um funcionário custa caro, então o melhor é não errar na hora de contratar um colaborador. Dessa forma, se você precisa de alguém é melhor investir no processo de captação de um verdadeiro talento.

Logo, além de uma equipe de RH qualificada, é preciso conexão entre os profissionais e seus respectivos setores. Assim, evita-se que demissões por problemas na atração e admissão aconteçam.

Diminuição da produtividade

A produtividade de um serviço é essencial para manter uma empresa com bom desempenho lucrativo. Por isso, é preciso que existam bons funcionários para realizar tais funções. Além disso, se um empregado não está apto para o cargo a produtividade será mínima, sem chances de crescimento.

Em decorrência de uma falha no processo de atração de talentos, há também uma relativa perda no processo produtivo. Isso causa não só prejuízos financeiros, como também prejuízos dinâmicos para a equipe que trabalha em conjunto com o colaborador.

Logo, é imprescindível que exista uma correlação direta entre quem faz e o que precisa ser feito. Quando essa relação não é estabelecida ocorre redução produtiva e o produto final se torna indesejado.

Isso ocorre não apenas por culpa do funcionário, mas também por uma falha na designação correta do indivíduo ao cargo.

Desmotivação da equipe

Não há nada mais difícil que um trabalho em equipe realizado por pessoas em desarmonia.

Infelizmente, essa é uma consequência de uma captação mal feita. Quando pessoas são colocadas para realizar trabalhos em equipe, é importante que estejam preparadas para isso. Sendo assim, é um papel do captador de talentos recolher pessoas com preparo para essa tarefa.

Além disso, é preciso também que o colaborador que irá trabalhar em equipe conheça e tenha interesse pela sua área de atuação. Pois, em casos onde isso não acontece, aqueles que ali estão em conjunto não conseguem fazer com que a equipe funcione tendo um prejuízo no desempenho do setor.

Como atrair talentos para a empresa

atracao de talentos praticas de atracao de talentos

Atrair talentos é um papel desafiador. É preciso muito conhecimento e sensatez para que uma equipe de qualidade seja mantida. Sendo assim, existem alguns fatores principais na hora de captar um talento para a sua empresa.

Reconheça e promova os valores e cultura

Quando há trabalho a ser feito por pessoas, é certo que o ideal é contar com uma diversidade de indivíduos. É exatamente ela quem fará com que sua empresa vá adiante com pluralidade e formas diferentes de ter ideias e executá-las.

Quando existe um incentivo a essa pluralidade, há também uma melhora na captação de talentos. Pessoas de culturas diferentes ou com hábitos diferentes tendem a enxergar de forma diferente do usual alguns conceitos.

Para tanto, apostar nesse tipo de incentivo garante ideias mais criativas e atração de pessoas mais preparadas para ocupar cargos em equipe, onde poderão expor mais seus conhecimentos.

Invista em employer branding da empresa

Employer branding é um importante elemento empresarial. A expressão em inglês significa a maneira como as pessoas enxergam sua empresa em termos de emprego. Em decorrência disso, esse é um índice de referência importante para a reputação do seu negócio.

Além disso, a forma como seus colaboradores sentem-se é diretamente proporcional ao modo como executam suas tarefas. Logo, profissionais realizados trabalham com melhor desempenho e são mais satisfeitos, buscando assim retribuir a empresa.

Elabore um programa atraente de benefícios

Foi-se o tempo em que apenas um salário de qualidade era o bastante para atrair talentos. Atualmente, muitos funcionários sentem-se mais atraídos por um pacote de benefícios.

Para além disso, é preciso que estes benefícios sejam de acordo com o perfil dos funcionários.

Não adianta existir um pacote de benefícios que não condiz com o perfil de quem fará uso deles. Logo, a melhor opção é fazer uma pesquisa interna que permita conhecer melhor os hábitos dos seus funcionários.

Portanto, um programa de benefícios faz parte das estratégias a serem seguidas para atrair talentos para a sua empresa. Um grupo de benefícios estratégicos agregam na qualidade de vida das pessoas que estão trabalhando em sua empresa e no serviço que é prestado.

Compreenda o clima interno da empresa

Nem sempre é uma tarefa fácil entender a dinâmica e o clima interno de uma empresa. Porém, essa compreensão é fundamental para a atração de pessoas específicas para a ocupação dos cargos existentes.

É por isso, que ao realizar entrevistas com um possível candidato, o entrevistador deve recolher informações que possam responder se aquele indivíduo faz parte ou não do que a empresa propõe.

Funcionários que não estão alinhados com o que a empresa busca estão fadados a fracassar em suas funções.

É preciso que haja conexão entre o que será feito e o executor. Como há variadas tarefas a serem realizadas em conjunto, é importante alinhamento entre o grupo , sendo importante cada indivíduo.

Garanta oportunidades reais de crescimento

Trabalhar é um processo que exige empolgação e crescimento. Ninguém deseja entrar em uma função e desempenhar para sempre aquele papel. É preciso motivação para crescer e atingir metas. Logo, se a sua empresa não oferece oportunidades para que seu funcionário desenvolva e evolua, o rendimento de suas tarefas ficará estagnado.

É por isso, que é preciso dinâmica e verticalidade. Dessa forma, um colaborador terá vontade e animação para cumprir suas tarefas e ir além. Ou seja, será capaz de fazer um pouco mais para que assim desenvolva e evolua em sua área.

Incentive a inovação

Colaborar para o crescimento de uma empresa exige criatividade. Inovar é essencial para que qualquer negócio continue no mercado com competitividade garantida.

Apesar da importância de haver inovação, muitas empresas não oferecem espaço para que seus funcionários exponham suas ideias.

Logo, é papel do seu negócio garantir que seus colaboradores inovem a partir das próprias ideias e recebam reconhecimento por isso.

Aposte em marketing de recrutamento

O recrutamento dos seus funcionários ou futuros funcionários irá depender de muitas questões atreladas ao marketing, em especial ao marketing digital. 

Em um mundo globalizado, é preciso saber o momento certo de recrutar pessoas e como fazer isso usando o mundo digital para isso. É por isso, que quando o assunto é recrutar pessoas é preciso contar com o marketing.

Logo, investir em uma propaganda positiva sobre a sua empresa é necessário. Bons funcionários procuram boas empresas para desempenhar suas funções. Então, atrair talentos necessita de propagandas e marketing.

Promova treinamentos

É importante que tanto os funcionários do RH, como os outros recebam treinamento. E para recrutar pessoas não é diferente. Aqueles que são responsáveis por captar talentos precisam de treinamentos específicos e a empresa deve estar ciente dessa necessidade e realizar investimentos nesse tipo de atividade.

Outro ponto a ser pensado, é a importância de que todos e quaisquer treinamentos sejam realizados por pessoas capacitadas. É necessário que os responsáveis por realizar essas captações entendam e conheçam sobre o assunto para realizar esse tipo de ação.

Seja claro e objetivo quando anunciar uma vaga

Todo mundo que está em busca de uma vaga precisa conhecer o suficiente para se candidatar a ela. Vagas ofertadas com poucas informações não passam uma boa impressão. Afinal pode parecer que estão sendo ocultados alguns elementos. Tudo isso, além de parecer estranho, também afasta possíveis bons candidatos que poderiam se interessar e se inscrever.

Logo, ser claro e objetivo é uma atitude parceira de quem busca talentos.

Promova a vaga nas plataformas adequadas

Existem algumas plataformas que são específicas para promoção de vagas. E são elas que farão a conexão entre a empresa e o funcionário durante a busca por talentos. Logo, boas plataformas são fundamentais para atrair talentos.

Se a sua oferta de vaga está solta em plataformas aleatórias que não contam com segurança e boa reputação, é provável que a sua captura não seja eficiente.

Qual a principal estratégia para retenção de talentos na organização?

Sem dúvidas algumas atitudes são as mais eficientes no momento de escolher um colaborador para a sua empresa. Então, é possível que sejam escolhidas algumas estratégias para realizar essa tarefa.

Estabelecer metas além de motivar o funcionário a realizar um trabalho melhor, também influencia e estimula o mesmo a pensar e ter ideias que podem colaborar para a atração da captação de talentos.

Com isso, se você precisa investir no momento de atrair talentos, é preciso focar em estabelecer metas a serem cumpridas. Assim, aumenta suas chances de conseguir um bom colaborador alinhado com a proposta da função a ser seguida.

Use os benefícios para atração de talentos

atracao de talentos atracao de talentos recrutamento e selecao

Alguns benefícios podem te ajudar na hora de atrair talentos para a sua empresa. Logo, o ideal é investir neles para que assim consiga não só um bom colaborador como aumente a motivação e a prestação de serviço do seu funcionário.

Nesse momento alguns benefícios são mais atraentes que outros. Como no caso de alguns planos de saúde.

Conheça a Conexa

Além de uma empresa de sucesso no Brasil, a Conexa é a maior plataforma de cuidados integrados da América Latina. Sendo assim, a Conexa oferece soluções para Hospitais, empresas e clínicas.

As unidades de negócios Conexa Corporate, Conexa Operadoras e Docpass fazem parte da Conexa Saúde.Assim, na hora de escolher um plano de saúde empresarial de qualidade conte com a Conexa!

Conexa Corporate 

A Conexa Corporate é voltada às empresas. Oferecendo serviços em saúde digital para que assim as empresas sejam capazes de oferecer serviços de saúde de qualidade para suas equipes de funcionários.

Com o Conexa Corporate, é possível que as empresas reduzam custos e o absenteísmo de colaboradores.

Conclusão

atracao de talentos descreva o papel do processo eficaz da atracao

Atração de talentos pode não ser uma tarefa fácil, porém algumas ferramentas são capazes de fazer com que a captação de talentos seja  facilitada. É por isso que bons benefícios e metas traçadas são fundamentais no momento de anunciar uma vaga.

Escolher o talento ideal irá depender do que será oferecido para que ele seja capturado. Logo, estar atento ao que busca um talento é fundamental para que ele seja ofertado.

Quer saber mais? Acesse nosso Blog e confira os últimos artigos!

Fonte: blog.conexasaude.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *