Pular para o conteúdo

Confira quais são os malefícios e benefícios da internet

beneficios da internet

A internet é um ferramenta que se tornou bastante comum nos últimos tempos e trouxe consigo os vários benefícios da internet.

Porém, assim como qualquer outra ferramenta, ela também possui seus malefícios. Portanto, visando informá-lo a respeito dos benefícios e malefícios da internet.

Sendo assim, confira o artigo abaixo a respeito dos benefícios e malefícios da internet:

O que é a internet?

A internet, também conhecida como rede mundial de computadores, é uma ferramenta que permite que o usuário acesse informações e se conecte com outras pessoas que também estão conectadas à internet.

Ela foi desenvolvida durante o período da Guerra Fria (1947-1991) pelos EUA com o objetivo de obter um novo método de comunicação durante a guerra.

Porém, durante a década de 70 passou a não ser utilizada somente para fins militares e também começou a ser utilizada para a educação.

Somente na década de 90 a internet passou a ser utilizada pela população geral, e daí surgiram as empresas dedicadas a fornecer a instalação dela nas residências e empresas.

Durante esse período também foi desenvolvido o famoso “www” (World Wide Web), que permitiu a criação e o compartilhamento de diversas informações por meio dos chamados sites e juntamente com isso surgiram os navegadores de internet.

Os navegadores são responsáveis por permitir ao usuário acessar os sites e ter acesso às diversas informações compartilhadas online.

Sendo assim, a internet é uma rede que oferece a possibilidade de acessar qualquer informação compartilhada online, assim como nos comunicarmos com pessoas ao redor do mundo que estejam conectadas à ela.

Juntamente com todos esses benefícios da internet também vieram seus malefícios, portanto conheça-os abaixo.

benefícios da internet

Leia também: Qual a diferença do whatsapp modificado para o whatsapp normal?

Quais são os benefícios da internet?

A lista de benefícios da internet é extensa, o que acaba a tornando uma ferramenta excepcional para auxiliar as pessoas no dia a dia.

Sendo assim, os principais benefícios da internet são:

  • Educação, a internet tornou possível a existência de cursos feitos a distância (EAD), dessa maneira ela fez com que fosse possível para muitas pessoas que possuem dificuldade de se locomover ou qualquer outro impedimento que os atrapalhem a realizar o curso presencialmente.

Além disso, ela auxilia os estudantes a tirarem suas dúvidas com outros estudantes por meio de fóruns onde eles podem postar suas dúvidas e aguardarem pelas resposta de suas dúvidas;

  • Economia, a internet proporcionou a criação de E-commerces de modo que o paciente possa entrar no site e adquirir todos os produtos pelos quais está procurando.

Além disso, ela também possibilitou a criação de novos empregos que realizam funções que dependem dela, como por exemplo a profissão de Digital Influencer.

Outra possibilidade criada pela internet foi a atualização para a indústria 4.0 a partir da internet das coisas.

O que significa que o fato de quase todos objetos atualmente estarem conectados à internet possibilitou que eles possam estabelecer uma comunicação entre si, o que permitiu a automatização dos processos de fabricação.

  • Relacionamentos, a internet também criou a possibilidade de se relacionar com pessoas a quilômetros de distância em tempo real, seja por mensagens, chamadas de voz ou vídeo.

Ela também permitiu o desenvolvimento de aplicativos e sites de relacionamento que permitem às pessoas a possibilidade de desenvolver novas amizades ou até mesmo encontrar seu amor;

  • Entretenimento, a internet também possibilita aos seus usuários a possibilidade de assistir séries, filmes, vídeos, lives e afins para se entreterem.

Com isso é possível entreter pessoas de todas as idades, além disso, ela também oferece às pessoas a possibilidade de compartilhar seus próprios vídeos com outros na internet.

Quais são os malefícios da internet?

Assim como tudo na vida, a internet também possui seus malefícios e isso pode acabar afetando negativamente a experiência do usuário.

A internet nos fornece a possibilidade de acessar tudo de uma maneira mais fácil, porém isso também dá oportunidade para pessoas mal intencionadas tentarem realizar atos maldosos contra usuários comuns.

Um grande exemplo disso é os cibercrimes, como por exemplo o roubo de dados online, seja por meio de vírus ou pela criação de páginas falsas cujo objetivo é apenas roubar dados de outros usuários.

Além disso, um outro malefício da internet é o fato de as redes sociais acabaram criando uma certa busca por aprovação.

Isso faz com que os usuários sempre busquem por mais e mais likes em suas fotos nas redes e se sintam insatisfeitos com suas vidas atuais ou corpos pelo fato de se comparar aos outros usuários.

Desse modo, muitas vezes isso acaba gerando casos de depressão, ansiedade e de autodepreciação.

Portanto, é muito importante que os usuários tenha o conhecimento que do mesmo modo que é possível usufruir dos benefícios da internet, também há a possibilidade de sofrer com seus malefícios.

Sendo assim, é importante ser consciente na hora de utilizá-la para que ela não passe a ser algo negativo em sua vida.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.