Com que frequência devemos ir ao dentista

Com que frequência devemos ir ao dentista

Muitas vezes acabamos negligenciando a necessidade de ir ao dentista, e isso pode nos prejudicar muito. Quando mantemos essas consultas ao dentista com frequência, garantimos a boa saúde da boca, podendo evitar antecipadamente o surgimento de problemas bucais e tratando os que já existem.

Neste texto vamos te mostrar a importância de ir ao dentista com frequência e qual o número de visitas ao dentista durante o mês que você deve realizar.

Porque preciso ir ao dentista com frequência?

Consultar o dentista é essencial para garantir a saúde de nossa boca, mesmo nos casos em que a necessidade de visitar o dentista não seja tão perceptível a consulta a este profissional é essencial.

Como em alguns casos, o problema não pode ser notado logo no início, o profissional realiza exames e avaliações mais profundas para descobrir os problemas antecipadamente e poder eliminá-los de forma eficiente.

O dentista além de trabalhar no diagnóstico de possíveis problemas bucais, ajuda no tratamento para entregar resultados em solucionar os problemas ligados à saúde bucal. Por isso, o acompanhamento é tão importante.

Qual a frequência devo ter com as consultas ao dentista?

Como vimos é de suma importância realizar esse acompanhamento com o dentista. Não temos a quantidade exata de consultas que precisam ser feitas ao longo de toda a vida, mas o recomendado é que realize esse acompanhamento de forma recorrente.

Como mencionamos, o dentista ajuda a diagnosticar possíveis problemas de saúde bucal, ele também é responsável por realizar as limpezas no consultório, que são mais eficientes do que a higienização feita em casa.

Essas devem acontecer no mínimo de 6 em 6 meses, porém o acompanhamento com o dentista não se baseia somente nesta limpeza, mas também em atuar no tratamento e combate a possíveis doenças na boca.

Você também deve levar em conta na hora de agendar suas consultas o estado em que se encontra sua gengiva e dentes, caso estejam saudáveis você poderá aguardar os seis meses para realizar a consulta de rotina.

Porém, se em seu caso for necessário algum tratamento específico essa frequência precisa diminuir.

Como é a consulta ao dentista?

Agora que já mostramos a importância de fazer as visitas ao dentista e qual a frequência se deve manter com essas consultas, vamos te mostrar como acontece a consulta ao dentista.

Se no caso for o seu primeiro contato com este profissional ele vai primeiramente, fazer uma série de perguntas para analisar o histórico de sua saúde no geral. Vale lembrar que você deve mantê-lo informado caso ocorra alguma mudança em sua saúde.

Depois disso ele irá fazer uma análise do estado de integridade e higiene dos seus dentes, depois disso ele vai realizar a limpeza e os tratamentos que forem precisos em seu caso.

Profilaxia e limpeza dos dentes

Nesta hora o dentista vai realizar a limpeza geral dos dentes, este é o momento em que ele realiza a raspagem da região do dente que fica próxima da gengiva. Isso ajuda a eliminar o tártaro e as placas que podem se acumular na superfície dos dentes.

Além de promover sua limpeza e colaborar para uma boa higiene bucal, a limpeza feita pelo dentista ajuda a prevenir os quadros de gengivite, cáries, mau hálito e alguns outros problemas.

Exame completo

Nesta fase da consulta é onde o dentista vai fazer os exames cuidadosos para identificar os possíveis problemas e suas causas. Através destes exames que ele será capaz de indicar o tratamento adequado e o que deve ser feito em seu caso.

Radiografias

Alguns problemas só podem ser identificados através de exames radiográficos como os danos aos ossos do maxilar ou da mandíbula, dentes que sofreram trauma, abcessos, cistos ou tumores e cáries entre os dentes.

Entretanto essas radiografias possuem algumas restrições de idade e riscos de doença e por isso esse é um exame que deve ser feito com cuidado e após a avaliação de um profissional. Atualmente, em clínicas bem equipadas possuem equipamentos de radiografia que quase não emitem radiação.

Como a radiação é um fator prejudicial à saúde, os consultórios fornecem um avental de chumbo que protege as outras partes do corpo durante o exame. Grávidas só poderão fazer o exame em caso de emergência, por isso se este for o seu caso informe ao dentista.

Continue o tratamento em casa

E após realizar suas consultas com o dentista, você deve manter os cuidados diários em casa para garantir a boa saúde da boca.

Não vai adiantar somente realizar suas consultas se não for acompanhada de um cuidado diário, tanto para manter a saúde bucal, quanto para auxiliar em algum tratamento que seu dentista está realizando.

E para evitar que as consultas com o profissional sejam em vão, mantenha uma boa higienização bucal, tenha uma alimentação saudável e que colabore para a boa saúde bucal e siga as recomendações de seu dentista em seus tratamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.