Pular para o conteúdo

O que é convênio médico e suas diferenças do plano de saúde

o que é convênio médico

Atualmente, muito se fala sobre convênio médico, mas o que é convênio médico? Por mais que seja um assunto muito falado atualmente, não são todos que sabem o que é convênio médico.

Além disso, por vezes ele acaba sendo utilizado como sinônimo de plano de saúde, mas será que eles são realmente a mesma coisa?

No artigo abaixo você saberá mais a respeito do que é convênio médico e qual a diferença entre ele e o plano de saúde, confira:

O que é convênio médico?

O convênio médico é um tipo de serviço que é oferecido por algumas empresas e possui o objetivo de possibilitar que o paciente realize consultas e exames a um preço mais em conta.

Nele o paciente paga um valor mensal para a empresa que fornece o serviço e recebe desconto na hora de realizar suas consultas e exames. Além disso, existem diferentes tipos de convênio médico, o que garante que o paciente possa escolher o que mais lhe agrada.

Sendo assim, confira quais são os principais tipos de convênio médico abaixo:

Empresarial: é um tipo de convênio oferecido aos contratados de uma empresa que possua parceria com algum tipo de operadora de saúde.

Nesse tipo de convênio o paciente também pode aderir a coparticipação ou a empresa arca com todas as despesas do convênio.

Individual: assim como o próprio nome sugere, esse é um tipo de convênio médico contratado somente para a pessoa.

Portanto, ele é uma maneira de a pessoa que mora sozinha possui de conseguir descontos em consultas e exames.

Familiar: é o tipo de convênio que a pessoa contrata para si mesmo e para sua família, portanto, por meio dele o paciente consegue descontos para ele e sua família.

Coletivo: esse convênio médico é aquele que é contratado por uma associação ou algum sindicato.

Como funciona convênio médico?

O convênio médico é um serviço oferecido por algumas empresas na qual através do pagamento de um valor mensal, o paciente consegue descontos em seus atendimentos.

Sendo assim, ele é uma maneira de economizar na hora de realizar atendimentos hospitalares.

O paciente também pode escolher dentre os tipos de convênio médico qual melhor se encaixa em sua realidade.

O que é um plano de saúde?

O plano de saúde é um tipo de serviço que é oferecido por empresas privadas no qual é feito um contrato no qual o beneficiário paga um valor mensalmente.

Essa mensalidade garante que ele possa receber consultas e exames sem custo adicional, além de garantir a possibilidade de contar com atendimentos de emergência, internações e cirurgias.

Tudo isso dependerá de que tipo de plano o paciente irá optar, pois é possível optar por planos mais simples ou mais completos.

quais as diferenças entre um convênio médico e um plano de saúde

Quais as diferenças entre um convênio médico e um plano de saúde?

Há algum tempo atrás essas duas palavras eram utilizadas como sinônimos, porém atualmente não é possível fazer isso mais, pois esses dois não são mais vistos como sinônimos.

Sendo assim, confira quais são as principais diferenças entre o convênio médico e o plano de saúde:

Objetivo

Essa é uma das principais diferenças entre o convênio médico e o plano de saúde, pois eles garantem benefícios diferentes.

O convênio médico é um serviço que garante ao contratante a oportunidade de receber descontos em consultas e exames médicos.

O plano de saúde por sua vez cobre as consultas e os exames, além de também garantir assistência hospitalar, com atendimentos de emergências e internações de acordo com o plano contratado.

Procedimento de adesão

O processo de contrato do convênio médico é mais simples e normalmente pode ser realizado em alguns minutos.

Sendo assim, para aderi-lo é necessário apenas apresentar algumas informações básicas para realizar o cadastro, e ainda possui a opção de adicionar dependentes ao convênio.

Já o plano de saúde se trata de um processo muito mais burocrático para adesão, que consiste em um contrato repleto de cláusulas.

Dentre elas, existe um termo onde o paciente deve listar todas as suas doenças que ele já possui e por meio disso a empresa que fornece o serviço estabelece o teto de cobertura.

Valor pago

O valor pago nos dois serviços costuma ser bastante diferente, assim como o valor pago pelas consultas também é.

Dessa maneira, o convênio possui uma mensalidade mais acessível que a do plano de saúde.

Isso se deve ao fato de que o convênio oferece apenas descontos na consulta, enquanto o plano de saúde pode cobrir total ou parcialmente as consultas realizadas pelo paciente.

Carência

Um outro ponto que difere o convênio do plano de saúde é o tempo de carência de cada um dos serviços.

Sendo assim, o convênio não exige nenhum tipo de tempo de carência, portanto, o paciente pode começar a utilizá-lo assim que o contrata.

Já o plano de saúde não funciona assim, isso se deve ao fato de que ele exige um período de carência pré-determinado pelo contrato.

Dessa maneira, o paciente não pode começar a utilizá-lo logo após contratá-lo pelo fato de ser necessário esperar um determinado período para que o plano possa ser utilizado.

Na hora de cancelar

O plano de saúde e o convênio médico apresentam diferenças até mesmo na hora de realizar o cancelamento do serviço.

Sendo assim, o cancelamento do convênio médico é tão simples quanto sua contratação, desse modo é necessário apenas informar sobre a sua decisão e quitar qualquer tipo de dívida em aberto.

Já para cancelar o plano de saúde é um processo tão complicado quanto sua contratação, pois deve-se seguir as regras importantes estabelecidas no contrato.

Além disso, em alguns casos a quebra de contrato com o plano de saúde pode levar a necessidade do pagamento de multas.

Leia também: Redução de estômago: confira seus tipos

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.