Vitamina para criança: Conheça os alimentos bons nesta idade

vitamina para criança

A alimentação das pessoas tem sofrido muitas mudanças, com a correria do dia a dia e o acesso às tecnologias, o modo de preparo dos alimentos mudou. No entanto, não podemos deixar a alimentação saudável de lado, principalmente na infância, que é quando nosso corpo está se formando.

Vitamina para criança, saiba quais são importantes nesta idade e ainda como inseri-las na alimentação.

Vitamina para crianças: Quais são importantes nesta idade

Sabemos a importância da vitamina para criança, e neste texto vamos falar um pouco sobre quais são as vitaminas essenciais nesta idade e ainda trazer exemplos de alimentos que irão garantir que a alimentação contenha todas elas.

VITAMINA A

Essa vitamina colabora para o desenvolvimento saudável da pele e dos ossos, além de contribuir para o funcionamento da visão.

A falta dela no organismo pode levar a dificuldade em enxergar em locais com pouca iluminação, durante a noite e em distinguir os tons. Ela também pode levar a uma secura da pele e dos olhos.

VITAMINAS DO COMPLEXO B

Essas são as vitaminas que fazem parte do grupo família de vitaminas B. Todas elas são fundamentais no processo de formação dos glóbulos vermelhos.

Elas também contribuem para o bom funcionamento do sistema neurológico, na produção e regulação da energia do corpo, evitar a imunidade baixa, na saúde da pele, cabelos e intestino.

VITAMINA C

A vitamina C contribui para o fortalecimento de dentes, músculos e ossos. Ela também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aumenta a resistência contra infecções e contribui no processo de cicatrização.

VITAMINA D

Vitamina essencial no desenvolvimento de ossos e dentes das crianças. A carência desta vitamina no organismo pode levar ao enfraquecimento dos ossos e prejudicar a resistência.

Essa vitamina pode ser encontrada nos raios solares, por isso é muito importante a exposição em certos horários, ao sol.

VITAMINA K

Ela que possui função fundamental no processo de coagulação do sangue, sua falta pode causar problemas de cicatrização e de coagulação de cortes e feridas, o que é bem comum nesta fase.

Por isso, seu consumo é muito indicado durante a infância e em recém nascidos, após o seu nascimento.

qual a melhor vitamina para criança

Qual a melhor vitamina para criança?

Como podemos observar, a alimentação tem papel importante no desenvolvimento das crianças e contribui para a prevenção de diversas doenças. Ela também ajuda no fortalecimento de nosso sistema imunológico, o que nos últimos anos com o isolamento causado pela pandemia, tem sido tão importante.

Vamos trazer algumas dicas de alimentos que devem ser incluídas nas refeições das crianças.

Acerola

Rica em vitamina C, a fruta contribui para a prevenção de gripes e resfriados. Aposte nos sucos da fruta, um copo de 200 ml da fruta já tem 100% do que é recomendado diariamente de vitamina C, você também pode substituí-la por outras frutas cítricas, como limão e laranja.

Fígado

Esse tipo de carne é um alimento muito nutritivo, riquíssimo em ferro, ele também é fonte de cobre, que é o responsável por reforçar as defesas do organismo. Outra opção de alimento que possui estes benefícios são os frutos do mar. Lembrando que estes alimentos só podem ser introduzidos a partir de 1 ano.

Leite

Rico em cálcio, o leite é muito importante na formação de ossos e dentes, ele também é fundamental para a saúde dos músculos, por agir direto nas fibras. Os produtos que possui em sua composição também são uma opção de incluí-lo na alimentação.

Peixe

O peixe é fonte de vitamina D, fundamental para a calcificação dos ossos, pois ele ajuda na absorção de cálcio. Os peixes também possuem ômega 3, essencial no desenvolvimento cerebral. Queijos e gema de ovo, que podem substituir este alimento.

Feijão

Todo mundo já sabe da importância deste alimento para nossa saúde, ele é fonte de ferro que é essencial na formação das hemoglobinas e no combate à anemia. Também contém o ácido fólico em sua composição. Ele pode ser substituído por outros legumes, como lentilha, ervilha ou grão de bico.

Batata

Seja qualquer um dos tipos que existem, ela é uma excelente fonte de vitamina B5, que ajuda no metabolismo de carboidratos e proteínas e também na transformação deles em energia. Brócolis, ervilha e tomate também são alimentos que apresentam boas doses de vitamina B5.

Carne vermelha

A carne vermelha é rica em proteínas e nutrientes, como o zinco, ferro e a vitamina B12, que ajudam as células vermelhas e nervosas do sangue a se manterem saudáveis. Ovos, leites e derivados podem substituir estes alimentos.

Banana

Fonte de fibras e potássio, este alimento ajuda a equilibrar a quantidade de água nas células, e regula o ritmo cardíaco e as contrações musculares. Uma das frutas preferidas das crianças, ela pode ser substituída por abacate, melancia ou água de coco e tomate.

Espinafre

Grande fonte de zinco, o espinafre ajuda no controle cerebral, bom para a memória e a concentração. Carnes vermelhas, sardinha, soja e feijão também podem oferecer os mesmos benefícios.

Alface

Ela é indispensável na alimentação saudável e rica em vitamina K, importante para a coagulação sanguínea, e a prevenção de hemorragias, além de garantir a saúde dos músculos. Vegetais de folhas verdes, como brócolis e espinafre podem a substituir.

Mamão

Muito indicada nas receitas que combatem a prisão de ventre, o mamão também possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Ele ainda é fonte de vitamina A, ela é rica em vitamina C e papaína, que ajuda no processo de cicatrização.

Caso seu filho não goste de mamão, você pode substituí-lo por tomate, couve e repolho.

Cenoura

Fonte riquíssima em vitamina A, a cenoura estimula a produção da púrpura visual e contribui na manutenção do globo ocular. Você pode substituí-la por outros alimentos, como abóbora, manga e pêssego.

Agora que você já sabe quais os alimentos certos para a alimentação correta na infância, os inclua de forma balanceada no preparo das refeições. Você também precisa educar seu filho quanto a importância da alimentação saudável e já incluir estes alimentos logo no inicio da alimentação das crianças.

É muito importante que a alimentação ocorra de forma natural, e que ingerir alimentos saudáveis seja algo prazeroso para a criança.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.